Acadêmicos realizam oficina na área tecnológica

9 de novembro de 2022

Neste mês, Leandro Bianchini e Valdecir Francisco de Souza, acadêmicos do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), elaboraram e aplicaram aos alunos do Programa Formando Cidadão uma oficina na área tecnológica sobre editores de textos. A atividade foi realizada no Nutab (Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologias Abertas) da Prefeitura de Francisco Beltrão.

O Programa Formando Cidadão é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social. Atende adolescentes com idade de 12 a 16 anos em situação potencial de risco e  vulnerabilidade social,  que estudam em escolas públicas estaduais e municipais. Eles praticam esportes, teatro, artesanato, reforço escolar, ordem unida, entre outras atividades que estimulam a disciplina e a cidadania.

Esta oficina é uma atividade avaliativa da disciplina de Didática Aplicada à Informática, um componente curricular do curso de Licenciatura. Ela objetiva familiarizar o acadêmico com as questões fundamentais da prática pedagógica. A escolha do tema da oficina se deu considerando que o uso da tecnologia na prática escolar possibilita ao aluno vivenciar experiências de aprendizado mais personalizadas, bem como, oportuniza conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de atividades escolares com o uso da tecnologia.

Na vida pessoal o uso da tecnologia possibilita ao indivíduo aproximar-se das mais diversas realidades e construir novas relações. Ao proporcionar aos alunos do Projeto embasamento prático e teórico sobre as ferramentas de edição de texto para uso pessoal bem como para aplicação em atividades escolares, pretende-se aproxima-los da atual realidade digital, uma vez que estes indivíduos, em grande parte, são privados da utilização das tecnologias de informação, seja pela insuficiência de meios de acesso, seja pela carência de conhecimento ou por falta de interesse.