Praça Eduardo Virmond Suplicy e o Calçadão Central

Praça Eduardo Virmond Suplicy

No centro de Francisco Beltrão, junto ao calçadão, está a praça Eduardo Virmond Suplicy que marcou o início da fundação do município em 1952. A obra foi construída e inaugurada na gestão do prefeito Antonio de Paiva Cantelmo em 1969 e a praça possui uma área de pouco mais de 7.700 m². O nome escolhido é uma homenagem ao primeiro administrador da CANGO (Colônia Agrícola Nacional General Osório), o carioca Eduardo Virmond Suplicy.

Para eternizar o momento, uma placa de bronze foi fixada no obelisco, edificada no centro da praça para homenagear os colonos pioneiros do sudoeste do Paraná. Além disso, há um monumento de uma “cuia” em homenagem aos tradicionalistas que com sacrifício, dedicação e patriotismo construíram o município e uma placa em homenagem  o GETSOP (Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná). A partir de 1962, o GETSOP começou a atuar solucionando os problemas de desapropriação e titulando as áreas de terras aos posseiros concluindo a obra iniciada pela CANGO.

Calçadão Central

Em 1988 houve a reurbanização da avenida, projeto do arquiteto Dalcy Salvatti. A Avenida foi interrompida entre á travessa Frei Deodato e a Rua Tenente Camargo. Surgindo assim o Calçadão. Palco de grandes eventos e promoções sociais e artísticas. Em vida, Júlio Assis Cavalheiro recebeu grandes homenagens pelas contribuições em prol do desenvolvimento do município entre elas o nome da

principal avenida “Júlio Assis Cavalheiro”.