Museu da Colonização

museu

O Museu da Colonização, localizado nas dependências do Parque de Exposições Jayme Canet Jr, é um bem histórico, arquitetônico e cultural de Francisco Beltrão, tombado através da Lei Municipal nº 3869/2011, a casa é uma construção de madeira remanescente da década de 50, período da colonização do Sudoeste do Paraná pela CANGO – Colônia Agrícola Nacional General Osório que foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas.

A casa abrigou as famílias dos administradores da colônia transformando-se, posteriormente, na sede do Incra. Sendo reconhecida pelo valor histórico, estilo rústico e beleza arquitetônica, no ano de 2003 foi retirada das dependências do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, aonde estava em estado de depredação, e transportada até o Parque de Exposições,aonde foi reconstruída através de desenhos e fotos dos antigos moradores.

O Museu da Colonização foi inaugurado dia 07 de março de 2004, hoje o acervo é formado de 380 peças, basicamente utensílios domésticos e ferramentas agrícolas do período de 1940 à 1960, fotos da Revolta dos Posseiros, outro fato marcante da história do Sudoeste do Paraná. Possui uma sala de exposição de 70m² que pode abrigar exposições itinerantes e particulares.

Visitas devem ser agendadas através do telefone 3524-4441 no horário de atendimento.

Email: culturamunicipalfb@gmail.com




Pular para o conteúdo