“Conhecendo o artista como ele é”. Parte 5 Ertal de Vasconselos Oliveira

ARQUITETO E ARTÍSTA PLÁSTICO ERTAL DE VASCONSELOS OLIVEIRA

O projeto Conhecendo o Artista como ele é visitou nesta quarta feira, 12 de julho de 2017 o senhor Ertal de Vasconselos Oliveira.
Ertal de Vasconselos Oliveira, natural de Alegret- RS- casado com Maria de Fátima Perez Oliveira (in memoriam). Arquiteto e artista plástico. Chegou em Francisco Beltrão nos anos de 1980, com a esposa Fátima e com os dois filhos mais velhos, Erico Perez Oliveira, Bruno Perez Oliveira, aindapequenos.
Recém formado em arquitetura, pela UNISINUS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos de São Leopoldo- RS. Ele nos contou que veio a Francisco Beltrão para desenvolver alguns projetos arquitetônicos para parentes, pois naquela época eram poucos arquitetos na cidade.
A opção de cursar arquitetura nasceu do gosto pelo desenho, desde muito pequeno Ertal passava horas desenhando, criando imagens, pintando. Uma atividade que desenvolveu e continua a desenvolver até os dias de hoje. Um trabalho reconhecido, muitas obras expostas e espalhadas na cidade, o artista nos conta emocionado a realização que conquistou por meio da profissão.
Realizou exposições pela cidade, e pela região, bem como também na capital gaucha, Porto Alegre. Foi membro da ABAP, Associação Beltronense de Artistas Plásticos.
Na vida pessoal, nos relata emocionado os mais de 30 anos de convivência, de respeito, amor e companheirismo ao lado de sua esposa Maria de Fátima, falecida em 2014, dos filhos Erico, Bruno, dois respeitados psicanalistas na cidade e Ertal Junior que inspirado no pai também é arquiteto.
Uma história honrosa, de uma família que adotou Francisco Beltrão como sua terra natal, e muito contribui na sociedade beltronense.

#EquipeCulturaFB




Pular para o conteúdo