“Conhecendo o artista como ele é”. Parte 3 Mirna Pecóits

IMG_3569 PP IMG_3599PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPIMG_3598PPPPPIMG_3579 PPP IMG_3586PPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

O Projeto “Conhecendo o Artista como ele É”, visitou na última quinta-feira, 16 de março a Professora Mirna Pecóits.
Nome: Mirna Maria Pecóits.
Idade 70 anos
Casada com Roberto Flávio Pecóits
Mãe de Alexandre Pirih Pecóits- e Roberto Flavio Pecóits Filho.
Nascida em uma família que incentivava e valorizava a cultura, imigrantes Iugoslavos. Nasceu no Brasil, em 1947. Viveu os primeiros anos de vida no Rio De Janeiro. Depois se mudou para Rolândia no PR e posteriormente foram para Curitiba. Aos oito anos começou a dançar, dedicou-se aos estudos da dança por longos anos. Também formou-se em Filosofia e atuou no magistério, lecionando as disciplinas de Sociologia e História. Casou-se aos 20 anos onde dividia seu tempo com o Trabalho do magistério, a casa e a educação dos seus dois filhos, ainda em Curitiba.
Em 1974, Mirna e Roberto vieram morar em Francisco Beltrão, por conta de novos negócios da família do marido. Mirna nos relata a imensa alegria de poder criar seus filhos numa cidade tranqüila como a nossa, mas sempre oportunizando a eles viajar e conhecer o mundo.
As atividades como professora de História e sociologia aqui em nossa cidade, também fizeram parte da história de trabalho de Mirna Pecóits, motivo de orgulhos e de muitas lembranças boas, nos relata.
A Escola de dança, instalada primeiramente numa sala em anexo ao Colégio Nossa Senhora da Glória, foi a primeira no município. O novo empreendimento de Mirna que também sempre foi sua grande paixão, tornou-se uma referência em Escola de Dança na região. Com o passar dos anos a procura por vagas para estudar dança foi tão grande que Mirna passou a dedicar-se somente a sua escola, deixando a vida de professora de sociologia e história e investindo fortemente na área artística.
Em 40 anos da Escola de Ballet Mirna Pecóits, nossa cidade conheceu uma história de muito trabalho e dedicação. Com muitos resultados positivos. Formando muitas bailarinas que representam Francisco Beltrão na dança em vários lugares do Brasil e até internacionalmente.
Mirna Pecóits é beltronense de coração, adotou nossa cidade e acreditou nela. Atualmente, ainda com sua escola, a professora que nos encanta e nos honra com uma história de conquistas e realizações, continua atendendo e ensinando.

#EquipeCulturaFB




Pular para o conteúdo