Caixa libera Saque Calamidade para Francisco Beltrão

26 de janeiro de 2023

A Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Francisco Beltrão que tiveram perdas com os alagamentos ocorridos em outubro de 2022 e que foram cadastrados pela Defesa Civil do município. Ao todo 3.293 pessoas podem ter acesso aos recursos, com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00.

Os saques devem ser solicitados até segunda-feira, dia 30 de janeiro, somente por meio do Aplicativo FGTS. É necessário possuir saldo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber, sem nenhum custo.

De acordo com o engenheiro civil, Julio Perin, coordenador da Defesa Civil em Francisco Beltrão, pessoas que tiverem dificuldades em acessar o aplicativo ou não tem comprovante de residência, devem procurar o CRAS do seu Território, pois a secretaria municipal de Assistência Social dará todo o suporte para as pessoas que comprovadamente tem direito aos recursos consigam o saque.

Quando aconteceram os alagamentos, toda a estrutura da prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram o mapeamento das regiões e ruas atingidas. Também foi realizado o cadastramento das famílias que tiveram perdas, além da decretação de Situação de Emergência. Com base neste levantamento, foi definido quem tem direito ao saque.

Orientações sobre acesso ao saque

• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação:

• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800-726 0207.

ACESSE AQUI A RELAÇÃO DAS ÁREAS CONTEMPLADAS