Nova licitação para o transporte coletivo acontece em julho

8 de junho de 2015

Além da ampliação de rotas e horários, novo sistema de transporte coletivo prevê uma série de melhorias para os usuários

A primeira etapa da licitação do novo modelo de transporte coletivo urbano de Francisco Beltrão está programada para o dia 28 de julho. A Prefeitura flexibilizou algumas exigências da licitação para torná-la mais atrativa após a única empresa participante da concorrência, no ano passado, não cumprir requisitos e o processo ter sido frustrado.

A principal mudança está na junção dos lotes, que não serão licitados separadamente e terão preço de outorga menor que o anterior. “Antes, tínhamos dois lotes de itinerários, um Leste-Oeste e outro Norte-Sul, e que agora são apenas um e com um valor total R$ 550 mil menor”, explica o diretor do Departamento de Licitações, Fernando Steinbach.

As empresas interessadas em participar do processo deverão desembolsar pelo menos R$ 1,25 milhão pela outorga da concessão do serviço em toda a cidade por dez anos. O dinheiro será utilizado na melhoria do próprio sistema de transporte coletivo, que prevê a implantação de sistemas de acompanhamento dos veículos, modernização de pontos e vias e a criação de uma central de comando para o acesso remoto dos ônibus e recebimento de reclamações e sugestões dos usuários.

O novo edital também estabelece a implantação da bilhetagem eletrônica, ampliação de rotas de itinerários e horários e a padronização dos veículos, todos equipados com câmera e acesso para cadeirantes e boa parte com ar condicionado.  O documento permite ainda a participação de consórcios de empresas na licitação.

Processo terá três etapas

Na primeira etapa do processo licitatório, dia 28, a Prefeitura receberá a documentação para habilitar as empresas interessadas em participar da concorrência. O processo terá ainda duas etapas: uma com a apresentação da proposta financeira e outra com a proposta técnica, que serão condensadas em notas que atribuídas conforme o cumprimento das exigências estabelecidas.

A Prefeitura vem trabalhando desde 2013 na licitação do transporte coletivo, levantando informações, realizando estudos e discutindo com a população o novo modelo de transporte e pretende concluir até o final do ano todo o processo.