Avaliação geral do primeiro dia do novo binário é positiva

27 de julho de 2015

O diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski, avaliou de forma positiva o primeiro dia de funcionamento do novo binário da cidade, nesta segunda-feira (27). A transformação das ruas São Paulo e Romeu Lauro Werlang em mão única – apontada por estudos técnicos contratados pela Prefeitura – melhorou o fluxo de veículos nas duas vias e deu mais segurança a motoristas e pedestres.

“Nossa visão é de que o trânsito deve ser feito com planejamento, pois esta é uma área em que não cabem experiências. Como tínhamos uma série de informações que confirmavam que esta era a melhor opção para desafogarmos o fluxo da área central, não tivemos maiores problemas neste primeiro dia e podemos considerar satisfatório o início do novo binário”, afirmou Rudimar.

Durante todo o dia, a equipe técnica de implantação do binário trabalhou em ajustes pontuais ao longo do trecho. Nos próximos dias, quando será possível ter uma noção real da distribuição do fluxo no entorno do binário, o Debetran irá analisar a necessidade de novos ajustes e implantação de novos semáforos em cruzamentos em que foram identificados pontos de congestionamento.

Ao longo do trecho das duas ruas, a onda verde funcionou conforme o previsto. A Prefeitura investiu na aquisição de semáforos com melhor tecnologia para programar o temporizador e sincronizar a abertura dos semáforos, no entanto, nos cruzamentos com a Tenente Camargo e Porto Alegre o tempo de abertura será maior para quem trafega por estas ruas em função do grande fluxo.

Além da mudança no sentido das ruas, motoristas devem ficar atentos à nova sinalização e aos trabalhos de finalização da implantação do sistema binário. Durante a semana, agentes de trânsito estarão nos principais cruzamentos orientando o trânsito e alertando sobre as novas regras de circulação de veículos.