Beltrão é o município do Sudoeste com maior evolução em ranking de transparência

10 de junho de 2016

Prefeitura avançou seis pontos em avaliação do Ministério Público Federal feita com todos os municípios brasileiros

Levantamento do Ministério Público federal (MPF) divulgado nesta semana apontou Francisco Beltrão como o município do Sudoeste com maior evolução em transparência das contas públicas e licitações em 2015. O índice do Município no ranking subiu de 1,8 para 7,8 em apenas um ano e hoje figura como o 116º melhor do estado e 25º da região.

Desde a primeira avaliação, em 2014, quando figurou como um dos municípios menos transparentes do estado, a Prefeitura realizou uma série de melhorias no acesso à informação e pretende ter um desempenho ainda melhor nas próximas edições.

“Nos últimos tempos todo o sistema de acesso à informações foi reestruturado em conjunto com os órgãos de acompanhamento; hoje conseguimos dar uma regularidade diária à alimentação do sistema, receber e responder dúvidas via internet e ter todas as informações dos processos disponibilizadas online”, explica o secretário de Administração, Clecio Menegoto. “Ainda precisamos avançar em termos de deixar todo o conjunto de informações melhor distribuído, para que o cidadão encontre o que precisa com mais facilidade, mas isso é questão de tempo para ser melhorado”, completa.

O índice de Francisco Beltrão é maior que a média dos municípios brasileiros (5,15) e paranaenses (6,13). O portal da transparência do Município pode ser acessado diretamente da página da Prefeitura, no franciscobeltrao.pr.gov.br.

O ranking da transparência faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro e é elaborado em todos os municípios brasileiros contemplando exigências legais e boas práticas de transparência. O questionário avalia, por exemplo, as informações disponibilizadas na internet, a facilidade em acessá-las, a divulgação de licitações e contratos e de diárias e remuneração de agentes públicos.