Programa Criança Feliz é referência para a primeira infância

       Agosto é o “Mês da Primeira Infância”, que compreende do nascimento até  a criança completar 6 anos de idade. Atualmente no Brasil o Programa Criança Feliz é o principal voltado para a primeira infância. A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, executa o programa desde 2018. A equipe faz o acompanhamento de 420 famílias no território dos Cras do Padre Ulrico, do São Miguel e da Cidade Norte.

      O programa usa como metodologia o cuidado para o desenvolvimento da criança, adotado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Ele é utilizado em famílias de perfis diferentes. De acordo com Pâmela da Cruz, supervisora do Criança Feliz em Beltrão, “o programa valoriza o protagonismo e a autonomia da família na proteção e no cuidado com a criança”.

       Para isso, segundo ela, utiliza-se da acolhida, de observações, de perguntas orientadoras, escuta sobre as práticas de cuidados que as famílias já desenvolvem e a realização de atividades diretamente com a criança. Também privilegia a orientação e o encorajamento da família e cuidadores, responsáveis diretos pela criança, para que desenvolvam as atividades, ampliem a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades das crianças.

        As ações e resultados do programa no município são referência estadual. Inclusive a equipe de Francisco Beltrão foi convidada para participar no dia 31 deste mês de agosto de uma mesa temática de debates sobre a primeira infância, com ênfase nas práticas do programa no Paraná. O evento será alusivo ao mês da Primeira Infância, celebrado em agosto de todos os anos.




Skip to content