Prefeitura mantém Escritório de Habitação no Terra Nossa

2 de fevereiro de 2023

O Escritório de Habitação Social que a Prefeitura de Francisco Beltrão mantém no Conjunto Habitacional Terra Nossa (Bairro Padre Ulrico) vem realizando um trabalho importantíssimo para centenas de famílias daquela região. Em 2022 atendeu 4.200 pessoas. O escritório é uma extensão do setor de Habitação da secretaria municipal de Assistência Social que no ano passado, como um todo, prestou atendimentos para 7.700 famílias, sendo 55% da demanda no Terra Nossa.

Os principais procedimentos da área habitacional da Assistência Social são relacionados a visitas domiciliares para cadastramento, instalação de padrão de energia, encaminhamento de ofícios para ligação, transferência e parcelamento de água e energia, encaminhamentos para confecção de carnês, organização e encaminhamento de documentação para regularização dos lotes, entrega de carnês e guias atualizadas com reparcelamento, realocação de casas para organização de divisas, acompanhamento e apoio a processos de abertura de ruas, orientação e acompanhamento dos serviços de terraplenagem e mediação de conflitos oriundos de divisas de terrenos.

Além das demandas da Assistência Social, o escritório também presta outros serviços da prefeitura, como na área de tributação, da secretaria de Fazenda. A equipe tem feito atendimentos nas segundas-feiras para emissão de carnês e atualização de guias relacionadas a parcelas vencidas.

Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, destaca que “o escritório no Terra Nossa foi instalado pela prefeitura inicialmente com o objetivo de agilizar o trabalho de regularização do local. Porém, mostrou-se tão necessário que foi reestruturado e possibilita a prestação de serviços de outras secretarias”.

Conforme a secretária, o atendimento periódico dos profissionais da tributação, por exemplo, tem criado uma rotina com as famílias que voluntariamente buscam o local para sanar dúvidas ou regularizar pendências. Em janeiro foram 230 emissões de carnês e 80 atualizações de guias para famílias que estavam com parcelas vencidas. Neste mês de fevereiro o atendimento da equipe da tributação será nas manhãs dos dias 06, 13, 20 e 27, das 08h30 às 11h30.