Prefeitura implanta programa “Nossa Gente na Melhor Idade”

6 de setembro de 2022

O Programa Nossa Gente na Melhor Idade, regulamentado pelo prefeito Cleber Fontana através do Decreto Municipal nº 489/2022, foi implantado oficialmente nesta segunda-feira (05) em Francisco Beltrão. Será desenvolvido na estrutura da prefeitura, no bairro Luther King, com atividades de lazer, esportivas e recreativas, dentre outras, voltadas ao atendimento de todos os idosos. O município possui 50 grupos organizados, na cidade e interior, com a participação de 4.500 idosos, tendo na coordenação a secretaria municipal de Assistência Social.

“Estamos aproveitando a celebração dos 70 anos do nosso município para ampliar ainda mais o atendimento dos nossos idosos, a maioria pioneiros e exemplos de trabalho e determinação. A nossa cidade tem grandes obras em andamento, se desenvolve. Porém, o mais importante é a nossa gente estar feliz e com orgulho desta terra”, disse o prefeito Cleber durante pronunciamento.

A finalidade é ofertar atividades com parcerias intersetoriais que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades considerando as demandas e interesses da população idosa com intervenções que envolvam experimentações educacionais, artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas.

Os objetivos do programa são: contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar espaço de encontro para pessoas idosas e encontros intergeracionais, de modo a ampliar a sua convivência familiar e comunitária; detectar necessidades e motivações, bem como desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; propiciar vivências que valorizem as suas experiências e que estimulem e potencializem a capacidade de escolher e decidir; promover ações intersetoriais à população idosa por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, Esportes e Departamento Beltrão de Trânsito (Debetran).

Compuseram a frente de honra no ato de lançamento as seguintes pessoas:

Prefeito Cleber Fontana com a primeira dama Joice; Rose Pedron, esposa do vice-prefeito Antonio Pedron; vereadores Jean Emiliano, Júnior Nesi, Oberdan Saretta e Tupi Prolo; secretárias Nádia Bonatto, da Assistência Social, e Mariah Ivonete Silva, da Educação; secretário Almir Hugo Lopes, de Esportes: coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flávia Bedin; coordenadora do novo programa, Lucélia Bortot; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Valtemir Gomes.