Inaugurada nova sede do CREAS

18 de novembro de 2022

Nesta quinta-feira (17) o prefeito Cleber Fontana inaugurou a nova estrutura do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), equipamento da secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão. A nova estrutura, localizada no Bairro Miniguaçu, atrás do Parque de Exposições, tem 430 m2, bem mais ampla que a sede anterior, de 110 m2, que funcionava no bairro Luther King.

O prédio que pertence à prefeitura foi completamente revitalizado. O CREAS tem atendimento especializado, apoio, orientação e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. São 16 profissionais de diversas áreas. Atualmente são 287 famílias em acompanhamento pelo PAEFI, 27 adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas e em média 50 atendimentos mensais realizados pela Abordagem Social para pessoas em situação de rua.

Compuseram a frente de honra durante o ato inaugural o prefeito Cleber Fontana, acompanhado da primeira dama Joice, vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Jean Emiliano, Oberdan Saretta e Ronaldo Bizotto, a chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, Margarete Misturini Dalla Costa, a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, a coordenadora do CREAS, Claudinéia Lunkes Cremonense, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andressa Bourscheit, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Tonello, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Raota Jonikaites, e a representante da Vara da Infância e Juventude, Suzana Fontana. A bênção do espaço foi realizada pelo padre Adroaldo e pela pastora Margarida.

SERVIÇOS DO CREAS

O CREAS possui a finalidade de assegurar atendimento especializado, apoio, orientação e acompanhamento as famílias e indivíduos (mulheres, idosos, criança, adolescente, pessoas em situação de rua, pessoa com deficiência e suas famílias) em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, entre outros).

Desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, que compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. Dentre os serviços desenvolvidos tem-se:

– Serviço Especializado em Abordagem Social: Oferta de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua.

– Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): Tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

– Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias: Oferta o atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Dentre as ações desenvolvidas pelos serviços destacam-se:

– Acolhida;

– Escuta;

– Estudo social;

– Busca Ativa;

– Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais;

– Orientação para acesso a documentação pessoal;

– Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento;

– Orientação sociofamiliar individual e em grupo;

– Atendimento e acompanhamento psicossocial individual e em grupo;

– Apoio à família na sua função protetiva;

– Estímulo ao convívio familiar, grupal e social;

– Mobilização, identificação da família extensa ou ampliada;

– Mobilização para o exercício da cidadania;

– Campanhas socioeducativas.