CRAS Cidade Norte celebra 16 anos

27 de abril de 2023

Inaugurado em 1º de maio de 2007, o CRAS da Cidade Norte terá uma programação especial para comemorar 16 anos de serviços prestados à comunidade de Francisco Beltrão. O primeiro endereço foi uma sala junto ao CAIC. Depois a rua Cabo Frio. No entanto, em 2017 o prefeito Cleber Fontana proporcionou uma estrutura maior e mais adequada na avenida Atílio Fontana, onde o atendimento é prestado.

De acordo com Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social, a estrutura atual agregou vários fatores positivos. “O amplo espaço físico proporciona condições adequadas para o trabalho dos servidores. Também melhorou o acesso das famílias para o atendimento das demandas”, comenta a secretária.

Conforme Andressa Bourscheit, coordenadora do CRAS da Cidade Norte, as comemorações do aniversário serão na próxima terça-feira, dia 2 de maio. A primeira atividade será às 08h30, com a participação dos integrantes da Rede de Proteção. Na sequência acontecem outras atividades, com a presença de autoridades, convidados e usuários.

O município de Francisco Beltrão possui 12.254 famílias inseridas no Cadastro Único do Governo Federal. Destas, 3.106 estão no território do CRAS Cidade Norte. Além disso, no território de abrangência deste CRAS são 705 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, 85 usuários acompanhados através do Programa Criança Feliz, 88 famílias beneficiárias do Cartão Comida Boa e mais de 300 famílias atendidas pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta.

Os diversos serviços e programas operacionalizados pela prefeitura, através do CRAS, totalizaram no último ano 35.717 atendimentos particularizados e 7.276 visitas domiciliares. O CRAS da Cidade Norte tem uma média mensal de 2.800 atendimentos particularizados e a concessão de 252 benefícios eventuais.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade socioassistencial mantida pela prefeitura e possui uma equipe de trabalhadores da Política de Assistência Social, responsável pela implementação de serviços e projetos de proteção básica, pela gestão articulada no território de abrangência local e uma atuação intersetorial para potencializar a proteção social. Francisco Beltrão possui três CRAS, localizados na Cidade Norte e nos bairros São Miguel e Padre Ulrico.