Começa a campanha Tributo à Cidadania

2 de dezembro de 2022

O lançamento da Campanha Tributo à Cidadania para 2023 foi realizado nesta sexta-feira (02) no auditório Angela Maria Masiero, na Prefeitura de Francisco Beltrão. A iniciativa é dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso, contando com apoio da prefeitura, secretarias municipais de Assistência Social e de Fazenda e vários outros parceiros.

Primeiro a coordenadora da secretaria de Assistência Social, Flávia Bedin, apresentou um balanço da campanha de 2022, que obteve um resultado recorde de R$ 270.129,76. Deste total, R$ 91.596,02 foram destinados para o Fundo Municipal do Idoso e R$ 178.533,74 para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor obtido neste ano é bem superior ao de 2021, de R$  106 mil.

Na sequência foi realizado o lançamento e a mobilização para a próxima campanha. O principal objetivo é sensibilizar o contribuinte que, ao invés de pagar o valor total do Imposto de Renda para o Tesouro Nacional, destine um percentual para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, sem qualquer ônus. Os recursos oriundos da campanha fortalecem os serviços, projetos e programas direcionados a este público no município.

A expressividade e o resultado da campanha de 2022 credenciou o município a apresentar o seu modelo de projeto e mobilização no 3º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que aconteceu em Recife (PE). A experiência foi compartilhada com representantes de vários estados brasileiros que estiveram no evento. A partir de agora será iniciada uma nova mobilização.

Durante o lançamento compuseram a frente de honra as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron, com a esposa Rose; vereadores Quintino Girardi (presidente da Câmara), Jean Emiliano, Oberdan Saretta e Ronaldo Bizotto; secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto; secretário de Fazenda, Elóis Rodrigues; presidente do Sincobel, Mirandi Bonissoni; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Tonello; presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Eli Mosquer.

Promoção: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Parceiros: Prefeitura de Francisco Beltrão; secretarias municipais de Assistência Social e de Fazenda; Associação Empresarial (ACEFB); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Associação dos Funcionários Municipais (AFM); Cresol; Evolua; Sicoob; Sicred: Clubes de Rotary; Sindicato dos Contabilistas (Sincobel); Núcleo de Empresários Contábeis: Núcleo da Mulher Empresária da ACEFB; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-FB); Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal.