Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

17 de maio de 2023

Nesta quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a passagem da data e promover uma reflexão sobre o tema, a Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, vai organizar apresentações no Espaço da Arte, dirigidas para crianças, adolescentes e professores. A iniciativa conta com apoio da e equipe de Mobilização do Núcleo da Paz, Centros de Convivência e escolas.

Durante o dia as atividades terão início às 09h30 e às 14h30, com a participação das escolas e centros de convivência. À noite, a partir das 19h30, será para os professores.        De acordo com Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, “o objetivo é alertar e fornecer subsídios para o fortalecimento da campanha, através da reflexão sobre um tema tão importante”

Será apresentado o espetáculo “Réu do Silêncio”, um drama escrito e dirigido por Anselmo Hofstater, que mostra algumas consequências na vida de uma pessoa abusada sexualmente quando ainda criança, assim como, algumas formas de identificar quando o abuso está acontecendo. Em cartaz há 11 anos, o Réu do Silêncio traz em cena a atriz Cristina Particheli e o ator Anselmo Hofstater.

Há 23 anos essa data tornou-se um marco na história do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela é uma resposta à triste história de Araceli, uma menina de 8 anos que foi brutalmente drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973. Infelizmente ninguém foi punido. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970, em função desse crime. Desde então, a sociedade é chamada a assumir a responsabilidade de prevenir e proteger as crianças contra essa violência.

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, que faz referência aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criançaA meta é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

No município de Francisco Beltrão, desde a implantação da Escuta Especializada, em junho de 2021, até março de 2023, foram confirmados 168 casos de violência sexual, sendo a prevalência na faixa etária dos 9 aos 15. As meninas são a maioria das vítimas.  De acordo com os dados, grande parte das vítimas possuía algum vínculo com o autor da violência e a maioria dos casos ocorrem dentro da casa da própria vítima. Também mostra que a violência sexual está presente em todas as classes sociais.