Centros de Convivência passam a atender pessoas idosas

10 de agosto de 2022

Os três Centros de Convivência coordenados pela Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Assistência Social, passaram a atender pessoas idosas. O atendimento até então era prestado somente para crianças e adolescentes. Trata-se do “atendimento intergeracional” (o que se realiza entre duas ou mais gerações) adotado nos Centros de Convivência Sensibilizar (bairro São Miguel), Adelíria Meurer (Luther King) e CEJU (Cidade Norte).

Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social, explica que “o novo sistema visa principalmente aproximar a Assistência Social do seu público prioritário, facilitar o acesso dos idosos ao serviço, tornar mais efetivas as ações voltadas para a proteção social e para a garantia de direitos”.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivo central complementar o trabalho social com famílias desenvolvido pelos CRAS para o fortalecimento do protagonismo e autonomia, da convivência familiar e comunitária como forma de prevenção das situações de risco social como segregação e institucionalização.

O serviço é realizado por grupos etários. Para as pessoas idosas leva em consideração a valorização das experiências vividas, as quais constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, bem como a vivência em grupo que proporciona experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que estimulam e potencializam a capacidade de escolher e decidir.

Ainda de acordo com a secretária, as atividades realizadas nestes Centros são desenvolvidas com base em três eixos estruturantes: a Convivência Social e Intergeracionalidade; Envelhecimento Ativo e Saudável; Autonomia e Protagonismo. A meta, segundo ela, é de forma complementar disponibilizar diferentes oficinas como o artesanato, canto, música e esportes, dentre outras.