Campanha Tributo à Cidadania é intensificada em Beltrão

13 de dezembro de 2022

Está em andamento em Francisco Beltrão mais uma edição da Campanha Tributo à Cidadania, que tem como objetivo sensibilizar o contribuinte para que, ao invés de pagar o valor total do Imposto de Renda para o Tesouro Nacional, destine um percentual para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, sem qualquer ônus. Os recursos oriundos da campanha fortalecem os serviços, projetos e programas direcionados a estes públicos no município.

Até o dia 29 de dezembro, ao fazer a antecipação do Imposto de Renda, a pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido e a pessoa jurídica até 1% sobre o lucro real, para os respectivos fundos municipais. Após este período, ao preencher a Declaração do Imposto de Renda 2023 no modelo completo, o contribuinte consegue escolher o destino de até 3% do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente ou para o Fundo do Idoso.

Ao destinar recursos a esses Fundos, as pessoas e as empresas têm a oportunidade de exercer participação social cidadã, pois decidem conscientemente que uma parte de seu Imposto de Renda será direcionada para as ações municipais definidas pela Constituição Federal como prioritárias, podendo acompanhar a execução e resultados.

A campanha deste ano de 2022 foi muito fortalecida pelas parcerias e inúmeros apoiadores e teve como resultado o maior montante de destinação do Imposto de Renda dos últimos anos, totalizando R$ 270.129,76. Desse total, R$ 91.596,02 foram para o Fundo Municipal do Idoso e R$ 178.533,74 para ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.  O valor deste ano foi muito superior ao obtido em 2021, que ficou em R$ 106 mil.

Para informações complementares fale com o seu contador ou solicite o boleto através do e-mail: (tributoacidadaniafb@gmail.com). Informações complementares pelo fone (46) 3520-2314. A Campanha é coordenada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso. São parceiros: Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Fazenda; Sindicato dos Contabilistas; Núcleo dos Empresários Contábeis; Associação Empresarial; Câmara de Dirigentes Lojistas; Associação dos Funcionários Municipais; Cresol; Evolua: Núcleo da Mulher Empresária; Ordem dos Advogados do Brasil; Clubes de Rotary; Sicoob; Sicredi; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal.