Beltrão realiza conferência da criança e do adolescente

16 de novembro de 2022

Depois de realizar o roteiro de cinco pré-conferências, nesta quinta-feira (17), a partir das 13h00, no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão, acontece a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema central será:  “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Participaram das pré-conferências 155 pessoas, dentre elas 79 crianças e adolescentes.

As pré-conferências foram realizadas na semana passada no Centro de Convivência Adelíria Meurer, no Centro de Convivência Sensibilizar e nos Colégios Estaduais Léo Flach, Tancredo Neves e Beatriz Biavatti. Foram abordados cinco Eixos Temáticos: Eixo I: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Eixo II: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Eixo III: Ampliação e condição da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Eixo IV: Ampliação e condição da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia. Eixo V: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Cada eixo temático teve dois coordenadores. O Eixo I foi coordenado pela Assistente Social Roberta Gramola e pelo Psicólogo Cleverson Rio Branco. O Eixo II teve na coordenação a Psicóloga Leticia Lais da Silva e a Educadora Social Suelen Patrícia Leal Pereira. No Eixo II a coordenação foi da Educadora Social Franciele Bussolaro da Silva e da Assistente Social Adriele Regina Appelt. No Eixo IV a Educadora Social Esangela Cristina Ferdinando André e a Assistente Social Jaqueline Bethania Back Dantas. O Eixo V teve na coordenação Mariele Sezinandi e Valtemir Gomes, que são Assistentes Sociais.