Adolescentes Aprendizes se encontram com o prefeito Cleber

15 de junho de 2022

O prefeito Cleber Fontana teve encontro com integrantes do Programa Adolescente Aprendiz, que é desenvolvido pela Associação dos Amigos da Escola Oficina em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão.

Através do programa, adolescentes a partir dos 14 anos são encaminhados para o primeiro emprego. Participaram da conversa com o prefeito integrantes da 3ª turma de adolescentes de 2022.

São beneficiados adolescentes que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos oferecidos pela secretaria municipal de Assistência Social.

O primeiro emprego se dá através da teoria e da prática, oportunizando o desenvolvimento integral das suas potencialidades profissionais, possibilitando melhores escolhas de suas profissões e muitas vezes definindo nesse processo o seu futuro profissional. Na teoria inicial eles tem duas semanas de capacitação e depois iniciam as atividades práticas nas empresas.

O programa garante um trabalho protegido, amparado nas legislações trabalhistas, viabilizando a profissionalização e a proteção no trabalho para os adolescentes. A aprendizagem teórica (Programa de Aprendizagem) e prática (na empresa), com qualidade, propicia o desenvolvimento de habilidades gerais que contribuem para a efetivação no trabalho e na vida social do adolescente, o que é bom para ele e para a empresa.

Para atender essas demandas, fortalecer e melhorar o equipamento, oferecendo um trabalho de qualidade, a equipe técnica realiza uma série de iniciativas, inclusive com a participação da família, da comunidade e das empresas. Durante o encontro com o prefeito alguns jovens assinaram os primeiros contratos de trabalho.

Eles estavam acompanhados da secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, da coordenadora do programa, Paula Munareto, e das coordenadoras do serviço de Convivência da Escola Oficina Adeliria Meurer, Claudia Tonello, e do Centro da Juventude (CEJU), Inez de Oliveira Santos.