Ação incentiva denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes

17 de maio de 2016

Da assessoria

Atividade realizada pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) de Francisco Beltrão nesta terça (17) chamou a atenção para a violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação aconteceu no calçadão, envolveu jovens e adultos e serve de conscientização para a denúncia de crimes sexuais.

Durante todo o mês, várias atividades estão sendo realizadas dentro da Campanha de Enfrentamento ao Abuso de Crianças e Adolescentes, que neste ano quer reforçar os mecanismos de denúncia de casos de abuso, a exemplo do Disque 100, em que informações podem ser repassadas anonimamente. “Temos muitos canais de atendimento e acolhimento às vítimas de abuso sexual, mas um percentual baixo dos que sofrem denunciam esse tipo de violência, por isso realizamos a campanha anualmente”, explica o coordenador do Creas, Sergio Kupkovski.

Em Francisco Beltrão, casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes representam 44% dos atendimentos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que também atende violência física, psicológica e negligências com acompanhamento de profissionais. Somente no ano passado, o município registrou 38 casos deste tipo, mais da metade contra adolescentes entre 13 e 17 anos.

A Campanha de Enfrentamento ao Abuso de Crianças e Adolescentes irá percorrer escolas e locais públicos durante todo o mês com orientações e uma peça teatral e é realizada pela Secretaria de Assistência Social e Creas com apoio do CMDCA, Conselho Tutelar, Nedij, Poder Judiciário, Ministério Público, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e as polícias Militar e Civil.




Pular para o conteúdo