Procon cobra a retirada de fios inutilizados

23 de janeiro de 2023

 O diretor do Procon de Francisco Beltrão, Bruno Savarro, enviou notificação para a Copel solicitando informações sobre o cumprimento da Lei Municipal 4.763, de 2020, que trata da fiscalização e retirada de fios inutilizados nos postes. Além de tratar das responsabilidades da concessionária de energia elétrica, a lei prevê a aplicação de multa em caso de descumprimento.

      “Percebemos que existem muitos pontos na cidade com um emaranhado de fios nos postes, muitos já inutilizados e que podem causar riscos. Por isso estamos cobrando iniciativa da empresa para a retirada”, relata o diretor. Como existe uma lei específica sobre esta questão, ele espera providências o mais breve possível.

        Como resposta, a Copel informa que já realizou um levantamento de campo em Francisco Beltrão, também chamado de inventário, para investigar situações de risco e falta de atendimento às normas técnicas, visto que existe o compartilhamento de postes com outras empresas e estas também tem responsabilidades.

       Relata ainda que agora está sendo feita a análise dos dados com o objetivo de notificar empresas que estejam em situação irregular, bem como aplicar as sanções previstas em contrato. Este trabalho, segundo a Copel, está em andamento. Neste mês a empresa também contratou equipes para fazer a verificação de riscos, o que dará celeridade nas ações. “O Procon segue acompanhando esta situação e cobrando a regularização”, enfatiza Savarro.




Pular para o conteúdo