Primeira fase da licitação do transporte coletivo acontecerá em outubro

5 de setembro de 2014

Nova licitação trará significativas melhorias no serviço

A Prefeitura de Francisco Beltrão publica nesta sexta-feira em diário oficial o novo edital para licitação do transporte coletivo urbano. A única mudança é o acréscimo de um anexo ao edital contendo a planilha técnica dos custos de operação das linhas, que não havia sido publicado inicialmente e foi cobrado por uma das empresas interessadas em participar do certame.

Com a republicação do edital, a abertura dos envelopes com a documentação das empresas interessadas na licitação acontecerá somente no dia 23 de outubro. E até o dia 20 as empresas deverão fazer a chamada visita técnica, para que estejam cientes do funcionamento de todo o processo. “Toda a licitação é um processo bastante complexo e que possui muitos detalhes; no caso da planilha, o equivoco foi não tê-la anexado ao edital”, explica o diretor de Licitações da Prefeitura, Fernando Steinbach.

Após a conferência da documentação, as empresas devem apresentar também a proposta técnica e depois a financeira, que serão analisadas de forma objetiva por uma comissão da Prefeitura e que definirá as vencedoras da concorrência pública considerando técnica e preço.

A licitação irá trazer novos benefícios para a população que utiliza o transporte coletivo. A principal mudança será a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, em que os usuários poderão ter um cartão e fazer a recarga de passes com desconto. O edital também prevê o aumento da frota – que hoje é de 16 veículos – em 25% e que todos os ônibus devem ter acessibilidade para cadeirantes, além da ampliação dos itinerários. O horário de circulação dos ônibus será até às 23 horas (atualmente é até às 20h).