Prefeitura economiza R$ 67 milhões em licitações

23 de janeiro de 2023

Antonio Carlos Bonetti, secretario municipal de Administração

Um dos princípios da boa gestão da máquina pública é refletido através da economicidade de recursos financeiros. Durante o ano de 2022, a Prefeitura de Francisco Beltrão obteve um resultado extremamente satisfatório em relação aos mais diversos processos licitatórios realizados.

Conforme o relatório de licitações do último ano, apresentado pela secretaria municipal de Administração, além das modalidades de tomada de preços, concorrência, inexigibilidade e dispensa, o grande destaque ficou por conta dos pregões, onde a diferença entre o valor estimado e o valor homologado chegou a uma redução de 41%.

Os recursos economizados são realocados para outros setores importantes, como explica o secretário municipal de Administração, Antonio Carlos Bonetti.        “A eficiência e a transparência geram economia. O dinheiro estava previsto para que fosse gasto no primeiro processo. Quando economizado, conseguimos comprar, por exemplo, mais medicamentos, merenda, produtos e realizar mais serviços públicos. Isso se deve à postura fundamental de competência e transparência da nossa equipe, além da eficiência destes processos”, comenta o secretário.

Dentre os quase 600 processos realizados, a prefeitura manteve sua priorização por empresas e profissionais locais, valorizando a nossa economia. Inclusive no ano passado o prefeito Cleber Fontana implantou o Escritório de Compras Públicas. O principal objetivo é prestar apoio e capacitar os fornecedores locais para as contratações públicas. O escritório funciona junto com a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Serviços, no Parque de Exposições.

Em 2022 foram realizados 223 certames de pregões. Os valores lançados foram de R$ 156 milhões e nas homologações caíram para R$ 92,7 milhões, proporcionando uma economia de 41%. Foram 17 tomadas de preços, com valores estimados de R$ 10,2 milhões e homologados em R$ 7,8 milhões, proporcionando economia de 23%. Também aconteceram oito concorrências, com valor estimado de R$ 20,1 milhões e homologados de R$ 18,9 milhões, economia de 6%. Somente nestas três modalidades a economia é de quase R$ 67 milhões.