Resíduo de Construção Civil é usado para pavimentação

7 de julho de 2020

A secretaria municipal de Viação e Obras da Prefeitura de Francisco Beltrão está utilizando material oriundo do processamento de resíduos de construção civil para pavimentação de ruas. No momento o projeto está sendo executado no Conjunto Habitacional Terra Nossa.

O material, chamado de agregado reciclado, é obtido a partir da reciclagem desses resíduos, processo em que é separado de outros materiais indesejáveis e padronizado, podendo ser usado como base, sub-base ou revestimento de vias.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David, explica que existem vários estudos sobre a viabilidade técnica e econômica desse material. As ruas contempladas serão avaliadas pelo setor de engenharia civil da prefeitura.

“O objetivo é aumentar a escala do uso desse material, que é fartamente gerado nas obras, inserindo na rota da sustentabilidade ambiental e contribuindo decisivamente para a viabilização da logística reversa nesse segmento, deixando de ser um problema de descarte irregular para ser reutilizado”, explica Adriano.

Outro fator positivo, segundo ele, é que contribui para a redução das demandas do convencional cascalho que é largamente utilizado em vias urbanas e rurais. O uso do material está sendo avaliado e dependendo do resultado poderá ser adotado em larga escala no município.