Programa de calçadas tem boa adesão

A administração municipal de Francisco Beltrão está fomentando o programa de calçadas, realizado pela secretaria de Viação e Obras em parceria com a população. O principal objetivo é reduzir a demanda de passeios na cidade, obedecendo as normas de acessibilidade e mobilidade. O coordenador do programa, Marcos Guerra, explica que a prefeitura banca a mão de obra e o pedrisco usado para a base. O proprietário do imóvel paga o paver e os materiais complementares.

Para o desenvolvimento do programa é priorizado o chamado quadrante, onde o trabalho é realizado em toda a quadra, que fica com a calçada totalmente revitalizada e padronizada. A prioridade é dada para os pontos onde todos os vizinhos concordam com a execução do serviço. A ação também tem parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, que cuida da arborização e de possíveis remoções de árvores. Nos últimos meses foram construídos mais de 2.500 metros quadrados de calçadas na cidade, abrangendo a área central e os bairros.

O secretário Claudio Borges, de Viação e Obras, explica que nos locais onde as calçadas estão em desacordo os proprietários são orientados  e alertados sobre as adequações necessárias. Em  casos extremos é feita a aplicação da multa e a construção de passeio por equipes da prefeitura, com a posterior cobrança do proprietário. Informações complementares sobre o programa e parcerias podem ser obtidas na secretaria de Viação e Obras, no mesmo prédio da prefeitura.