Moradores e Prefeitura encontram solução para alagamentos no São Miguel

13 de fevereiro de 2015

Secretários José Carlos Vieira e Gervásio Kramer se reuniram com moradores para debater o projeto de reabertura do leito do córrego Lambari

O córrego Lambari, no bairro São Miguel, terá o leito do canal reaberto para melhorar sua vazão. A iniciativa foi sugerida pelos próprios moradores e, depois de estudada pelo corpo técnico da Secretaria de Urbanismo, apontada como a solução para os alagamentos que afetam várias famílias nas ruas próximas ao córrego.

Atualmente, o córrego está canalizado, mas quando chove forte não suporta dar vazão à água, que transborda a galeria e invade ruas e casas até desaguar em outro córrego, o Progresso.

“Com a construção de casas e impermeabilização cada vez maior do solo, toda água é direcionada ao córrego, que de alguns anos para cá não consegue mais suportar um volume tão grande de chuva e acaba alagando algumas residências”, explica o secretário de Urbanismo, José Carlos Vieira, que nesta sexta-feira se reuniu com uma comissão de moradores para debater o projeto.

A intenção da Prefeitura é iniciar os serviços já na próxima semana. O serviço, no entanto, será feito em etapas, já que residências foram construídas de maneira irregular ao longo dos 700 metros do leito do córrego.

A última enxurrada que afetou os moradores aconteceu há cerca de duas semanas, quando ruas e residências foram invadidas pela água que transbordou o córrego. “Faz alguns anos já que o córrego não está conseguindo suportar a quantidade de água quando chove forte”, afirma o presidente da associação de moradores do bairro, Jair Galvan.