Avança a revitalização do Córrego Progresso

9 de julho de 2020

A administração municipal de Francisco Beltrão, através da secretaria de Viação e Obras, está dando continuidade nas obras de revitalização do córrego e da avenida Progresso, no bairro São Miguel. No córrego está sendo utilizado o sistema de gabião, que consiste na colocação de uma base de pedras nas margens e no leito do rio, com contornos em V nas margens. Na sequência será colocada a ferragem e a concretagem das laterais. O planejamento para a utilização do sistema foi feito pela equipe de engenharia da prefeitura.

O gabião é uma estrutura importante para a contenção de barragens e drenagem da água. É muito utilizado na contenção de encostas de córregos e rios. “O prefeito Cleber Fontana pediu que fosse feito desta forma e certamente será um sucesso, pois controla a erosão no leito do rio, melhora a vazão devido a utilização do sistema em V nas margens e evita os desmoronamentos nas laterais”, explica o secretário Claudio Borges, de Viação e Obras.

Outra novidade é relacionada a pavimentação da avenida Progresso, que margeia o rio nos dois lados. O pavimento será de concreto, o que garante uma durabilidade mais longa.  “A revitalização do córrego e da avenida Progresso é uma reivindicação histórica dos moradores daquela região, principalmente em função dos alagamentos que são verificados em períodos de chuvas mais intensas. Esse é um projeto que temos priorizado”, lembra o prefeito Cleber.

A primeira etapa de obras foi concluída e agora uma segunda fase está em andamento. Claudio Borges explica que no caso do gabião, o sistema deverá ser utilizado para a revitalização de outros rios, caso do Lonqueador, que apresenta desmoronamentos em vários pontos em seu trajeto pela cidade.