Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Jacutinga, terá projeto de revitalização

30 de julho de 2015

Membros da comunidade se reuniram com Semdetec e Unipar para iniciar a parceria

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar possibilitará a formulação de um projeto de revitalização para a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Jacutinga. Criado há 65 anos, o local é um dos principais pontos religiosos do município e integra o roteiro de turismo rural Caminhos do Marrecas.

“Nossa intenção enquanto articulador é promover a aproximação entre a universidade e a comunidade para fomentar um projeto de revitalização que permitirá melhorar gradativamente o espaço e, assim, atrair mais visitantes para este ponto”, explica a secretária da pasta, Jovelina Chaves.

Nesta quinta-feira (30), representantes da Semdetec, Unipar e da associação de moradores e Igreja de Jacutinga se reuniram no local para viabilizar a parceria. Acadêmicos e professores da Unipar irão realizar os projetos arquitetônico e paisagístico da estrutura ideal para o local e a comunidade irá executar as melhorias previstas, com apoio da Prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura, Marcos Bosio, a idéia é assegurar o planejamento da utilização do local. “Será como um plano diretor da gruta, indicando as melhorias necessárias e que serão executadas ao longo dos anos”, afirmou. A responsável técnica do escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcela Toscan, e o presidente da associação de moradores, Aquilino Junkes, também acompanharam a visita ao local.