Programa Escola 2030


JUSTIFICATIVA

O Programa da Escola 2030 é um projeto inovador e inspirador com o propósito de avançar para uma educação de qualidade em Francisco Beltrão – PR.

Constitui-se numa ação que deverá combinar metodologias ativas, gestão qualificada, infraestrutura de excelência, valorização e formação profissional. Pretende oferecer ensino em tempo integral com estrutura curricular diferenciada atendendo a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – para o desenvolvimento de conhecimentos e competências das crianças ao longo das etapas da educação básica.

Nesse sentido, a Administração Municipal e a Secretaria de Educação pretendem dar início a este programa de ensino no ano de 2019 na Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração no Bairro Padre Ulrico.

A escolha da escola neste bairro visa oportunizar um ensino que possibilite a comunidade escolar ver na educação uma alternativa de melhoria na qualidade de vida, transformando a sua realidade social.

Este programa tem como intenção alavancar a educação de Francisco Beltrão, começando como um projeto “piloto” na Escola Nª Sra do Sagrado Coração e na sequência deverá ser implantado gradativamente em todas as escolas municipais, possibilitando que o município se torne um polo educacional de referência e excelência no Estado do Paraná.

Também foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Editora Positivo para o fornecimento de livros didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

OBJETIVO GERAL

  • Promover educação de qualidade e excelência em Francisco Beltrão por meio do “Programa Escola 2030”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer ensino de qualidade em tempo integral com estrutura curricular diferenciada;
  • Promover formação continuada aos profissionais envolvidos no programa;
  • Oferecer suporte pedagógico por meio do uso de tecnologias disponíveis;
  • Valorizar os profissionais da educação através de incentivo salarial;
  • Possibilitar o acesso a uma escola com infraestrutura inovadora;
  • Promover a interação social com a comunidade por meio de projetos.

METODOLOGIA DE TRABALHO

O programa pretende combinar metodologia de trabalho ativa, dando a oportunidade aos professores de qualificação profissional, de diversidade de materiais didáticos e pedagógicos, de infraestrutura de excelência com laboratórios, biblioteca, estudo do meio, através do desenvolvimento de projetos, sequências didáticas, planos de ensino criativos e interativos, utilizando também os livros e os suportes pedagógicos oferecidos pela Editora Positivo por meio do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO PROFISSIONAL

 O corpo docente da Escola 2030 será composto por professores efetivos que passarão por processo interno de seleção realizado trienalmente. Os professores selecionados serão avaliados permanente e anualmente e terão incentivo remuneratório através de gratificação.

Com relação à qualificação profissional, os professores receberão formação e aperfeiçoamento profissional continuamente sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

A gestão composta por diretor e pedagogos também passará por formação e preparação permanente e toda a equipe estará incluída em um processo de monitoramento educacional.

INDICAÇÃO DE PRIORIDADES

  • Reestruturar e redefinir os documentos que normatizem o funcionamento e organização escolar;
  • Avaliação permanente com monitoramento do trabalho escolar e do ensino e aprendizagem em parceria com a Editora Positivo;
  • Investimento em recursos e materiais didático/pedagógicos, infraestrutura, uniformes e valorização profissional.
  • Desenvolvimento de projetos educativos na escola;
  • Aproximação da família com a comunidade escolar.

Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável. Link  https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivo 4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/

LINK –  https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/




Pular para o conteúdo