Casa da Mulher Brasileira deve ser implantada em Beltrão

26 de julho de 2021

       A instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Francisco Beltrão foi tema de reunião do prefeito Cleber Fontana com a deputada federal Leandre Dal Ponte, nesta segunda-feira (26), na prefeitura. Trata-se de um espaço que reúne diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. O prefeito deu sinal verde, inclusive com a contrapartida da prefeitura.

       “Temos interesse e queremos viabilizar o mais breve possível”, relata Cleber. “Já temos várias iniciativas de proteção e de apoio à mulher no município, mas através deste projeto tudo pode ser concentrado num único espaço”, explica o prefeito. No momento o serviço é prestado somente nas capitais.

       A deputada relatou que dará continuidade nas tratativas junto ao Governo Federal, visto que o programa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Com esse interesse demonstrado pelo município, através do prefeito, a primeira unidade no Sudoeste deve ser viabilizada para Francisco Beltrão”, comenta Leandre.

        A Casa da Mulher Brasileira é uma estratégia para reduzir a violência contra a mulher. Neste local é possível ter acesso a serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.

        As mulheres também são incentivadas a participar de cursos para alcançar a autonomia financeira, uma ferramenta de apoio para dar independência econômica às mulheres, já que muitas dependem financeiramente do agressor. Também participaram da reunião o Major Rogério Pitz, subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, os vereadores Oberdan Saretta e Pedro Tufão Filho, a secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, e o secretário parlamentar da deputada, Lessir Canan Bortoli.   




Pular para o conteúdo