RESIDÊNCIA MÉDICA | 2019

Introdução

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) da Prefeitura de Francisco Beltrão – PR, prioriza o treinamento médico em serviço, com aulas práticas supervisionadas por Preceptores especialistas em Medicina de Família e Comunidade.

O Principal Objetivo é a formação de profissionais capazes de manejar as condições de saúde prevalentes da população, em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva, qualificada e centrada no indivíduo.

A formação de nossos residentes se desenvolve prioritariamente na Unidade Básica – UBS de Saúde, modelo Estratégia Saúde da Família – ESF, sendo complementada com serviços de saúde de nível secundário e terciário de atenção à saúde, mais aulas teóricas, discussão de casos entre outros.

R1: A grade curricular do Primeiro ano se concentra prioritariamente em atividades na UBS/ESF, de modo que o residente desempenhe todas as funções do médico de família na prática diária, deste modo, o residente realiza consultas clínicas agendadas e sem agendamento, busca ativa, acolhimento, grupos de educação/promoção de saúde e reuniões de equipe, visitas domiciliares, e procedimentos ambulatoriais. Na atenção Secundária e/ou Terciária, passa pelas áreas complementares à Medicina de Família e Comunidade, como Serviço de Emergência adulto e infantil, Serviço de Saúde Mental, ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco, Serviço de Emergência em ginecologia e Obstetrícia e sala de parto. Além das atividades teóricas semanais.

R2: A grade curricular do Segundo ano se concentra prioritariamente em atividades na UBS/ESF, de modo que o residente desempenhe todas as funções do médico de família na prática diária, deste modo, o residente realiza consultas clínicas agendadas e sem agendamento, busca ativa, acolhimento, grupos de educação/promoção de saúde e reuniões de equipe, visitas domiciliares, e procedimentos ambulatoriais. Na Atenção Secundária e/ou Terciária, passa pelas áreas complementares, com estágio no ambulatório de atenção integral a saúde do adulto – Doenças não transmissíveis e Doenças Transmissíveis; ambulatório de Geriatria; Pediatria; Ginecologia e Obstetrícia, com sala de parto e centro cirúrgico; Recepção do Recém-nascido. Além das atividades teóricas semanais.

Perfil do Aluno

Médicos: Acesso Direto

Coordenação do Programa

Drª Josiane da Silva Nunes

Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas- UCPEL em 1994; Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, pela Unidade Sanitária Murialdo Sistema de Saúde Comunitária – USMSSC, em 1998; Espacialização em Medicina do Trabalho, em 1998. Aperfeiçoamento em Curso de Ultrassonografia pela Escola de Ultrassonografia e Reciclagem Médica Ribeirão Preto – EURP, em 2002. Especialização em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em 2006; atualmente atua como Médica Geral e Comunitária da Prefeitura de Francisco Beltrão e também Preceptora da Residência Médica da Prefeitura de Francisco Beltrão-PR.

Preceptores

MFC: Dra Josiane da Silva Nunes; Dra Carla Patrícia Alves de Souza;

Psiquiatria: Dr Márcio Luis Ferrari Filho;

Ginecologia e Obstetrícia: Dr Márcio Antonio Altarego Junior;

Pronto Atendimento/Emergência: Dra Mabel Satomi Kawasaki;

Aulas Teóricas: Dr Rodrigo Evaristo de Oliveira Junior e Dra Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida.

Coordenador da Coreme

Drª Carla Patrícia Alves de Souza

Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas- UCPEL em 1994; Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, pela Unidade Sanitária Murialdo Sistema de Saúde Comunitária – USMSSC, em 1998; atualmente é médica do Governo do Estado do Paraná, e Preceptora do Programa de Residência Médica da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão-PR.

Contato: coremefranciscobeltrão@gmail.com

INSCRIÇÕES

RESIDÊNCIA MÉDICA | PROCESSO SELETIVO 2018




Pular para o conteúdo