Prefeitura realiza audiência pública nesta quinta para colher sugestões ao Plano Diretor

25 de outubro de 2016

A primeira audiência pública de revisão do Plano Diretor acontece nesta quinta-feira (27) em Francisco Beltrão. O processo, que é conduzido pela Prefeitura através da Secretaria de Planejamento, prioriza a participação popular na elaboração das propostas, por isso moradores e representantes de entidades são convidados a participar da reunião, que acontece às 19h30 no auditório do Centro de Eventos do parque.

No encontro, a população pode opinar em diversas áreas como trânsito, zoneamento e uso do solo, mobilidade urbana e rural, ocupação e preservação de áreas e formas de reduzir o impacto das enxurradas dando mais permeabilidade ao solo. O Plano Diretor é a compilação de leis e regras que define como se dará a expansão demográfica do município, onde será permitido cada tipo de construção e atividade, seja comercial, industrial ou residencial.

“O Plano Diretor é o instrumento que diz de que forma a cidade e o interior vão se organizar, como o espaço urbano vai crescer, o que funcionará em cada área, quais as prioridades para os cidadãos se locomoverem, enfim, está diretamente ligado à vida de todas as pessoas que residem em Beltrão, por isso a importância da participação, para que todo o processo seja construído de forma popular e não fechado”, explica Sônia Faust, diretora do Departamento de Informação, Pesquisa e Planejamento Municipal da Prefeitura e coordenadora da equipe técnica de revisão do plano.

Esta primeira audiência irá apresentar o cronograma do processo de revisão e os principais pontos do Plano Diretor a serem discutidos. Outras duas audiências abertas ainda devem ocorrer e desde junho uma consulta popular é realizada no site da Prefeitura (franciscobeltrao.pr.gov.br) para colher sugestões de moradores.