Ciência e Tecnologia são temas de palestra em Beltrão

2 de setembro de 2019

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona (foto), cumpre agenda em Francisco Beltrão nesta quarta-feira, dia 4 de setembro. Bona atende convite da administração municipal, por meio da secretaria de Planejamento.

Pela manhã, às 10h00, prestigia a posse dos integrantes do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação. O colegiado será presidido pelo secretário Aldair Rizzi, do Planejamento. A posse será no auditório da Semdetec, no Parque de Exposições Jayme Canet Junior.

No período da tarde, ás 14h00, o superintendente Bona vai palestrar no auditório da Associação Empresarial. O tema central é a política de ciência e tecnologia do Governo do Estado. “Certamente teremos uma grande presença da classe empresarial, especialmente dos ramos ligados à tecnologia, universidades, órgãos públicos e outros segmentos afins, visto que a presença do secretário visa abrir as portas do governo para o nosso município”, comenta o secretário Rizzi, que está organizando a programação.

Atividades do Conselho

Rizzi também diz ser de fundamental importância o trabalho que será realizado pelo Conselho de Ciência e Tecnologia para os município ter  avanços nesta área. “Por meio da atuação da administração  municipal e do conselho certamente teremos conquistas importantes”, diz Rizzi.

Por meio do decreto 465, editado em agosto, o prefeito Cleber Fontana regulamentou a Lei Municipal 4.028, de 2012, que prevê a criação do conselho e dispõe sobre os incentivos à pesquisa científica e tecnológica no município. O conselho tem caráter consultivo e atuará para incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação, buscando o desenvolvimento econômico e social, além de apoiar o planejamento da administração pública.

O conselho é formado por 28 pessoas, sendo 14 titulares e seus suplentes. É integrado por quatro representantes da administração municipal e os demais do Sebrae, UTFPR, Cesul, Unisep, Unipar, Unioeste, Fiep, ACEFB, Nubetec e Condef.