Beltrão vai ganhar Plano de Mobilidade Urbana

7 de dezembro de 2018

A partir de 2019 o município de Francisco Beltrão terá o seu Plano de Mobilidade Urbana. A iniciativa atende a Lei Federal nº 12.587/2012, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a terem seu plano. Mobilidade urbana é a condição criada para as pessoas e cargas se locomoverem entre as diferentes regiões de uma cidade. Os automóveis particulares e os transportes públicos são os meios mais utilizados para os deslocamentos.

“Os automóveis representam um grande problema para a qualidade da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros urbanos e metrópoles. Quando não há um correto planejamento urbano e investimentos em alternativas ao transporte público como meio de locomoção, as cidades sofrem com a superlotação de automóveis, responsáveis pelos congestionamentos e prejudicando a qualidade de vida da população”. O alerta é do arquiteto Dalcy Salvati, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Prefeitura de Francisco Beltrão (IPPUB).

Para elaborar o Plano do município, o primeiro passo foi criação da Comissão Técnica. A partir de agora será feito um diagnóstico dos problemas e serão propostas alternativas para a mobilidade. A comunidade, individualmente ou através de entidades, pode participar da elaboração do plano, através das reuniões da Comissão de Acompanhamento e de audiências públicas.

Outra alternativa para ajudar na construção deste plano é acessar a página da prefeitura na internet, www.franciscobeltrai.pr.gov.br e clicar no banner para responder um questionário sobre mobilidade. De acordo com Dalcy, a previsão é que até o mês de abril o plano esteja concluído. Também salienta que é de fundamental importância a participação dos beltronenses, apresentando sugestões. “É a maneira mais democrática para tratar deste tema de suma importância na vida e no dia a dia de toda a nossa população”, diz Dalcy.