Vacinação de crianças contra H1N1 é segura

11 de maio de 2018

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe está em andamento  e terá sequência até o dia 1º de junho. Em Francisco Beltrão a meta é vacinar 18.475 mil pessoas dos grupos prioritários e até o momento 10.217 pessoas de todos os grupos receberam a imunização contra a Influenza H1N1. Mas a maior preocupação da secretaria municipal de Saúde é com as crianças. Das 5.128 que devem ser imunizadas, até o momento somente 1.788 tomaram a vacina, 34,87% de cobertura.

A médica pediatra Silvania Acco Vieira recomenda a vacinação e garante que é segura. “A vacina contra Influenza H1N1 é fundamental para prevenir que as crianças contraiam a doença. Muitos pais estão receosos sobre a vacinação devido os comentários que circulam em redes sociais, mas ela é segura e recomendada para bebês a partir de 6 meses até 4 anos. Os  efeitos colaterais agudos são mitos. Os benefícios da vacina são infinitamente maiores”, constata Silvana.

A secretaria municipal de Saúde concentrou a vacinação em cinco unidades de saúde, nos bairros Alvorada, Cango, Vila Nova, Pinheirinho e Padre Ulrico. Quem não fez a vacina pode aproveitar este sábado, 12 de Maio,  Dia D da vacinação. Devem ser vacinadas pessoas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas,  povos indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.