Urutago é o terceiro córrego da cidade a receber dragagem

7 de novembro de 2013

Irineu Flach e o prefeito Cantelmo Neto acompanham o início da dragagem do Urutago, na lateral do Sesi

O trecho ao lado do Sesi/Senai e no bairro Miniguaçu do córrego Urutago começou a ser dessassoreado nesta semana, quando a Prefeitura iniciou o serviço de dragagem de dejetos e lama que obstruem a passagem da água. Neste segundo semestre, o córrego Três Pioneiros – no Pinheirão – e o rio Lonqueador também receberam o serviço, realizado pela Secretaria de Urbanismo em parceria com a de Desenvolvimento Rural e a Assessoria de Assuntos Comunitários.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto, que visitou o local em que os trabalhos são executados, afirmou nesta quinta-feira que o córrego Progresso, no bairro São Miguel, também será desassoreado e que este tipo de serviço terá que ser constante na cidade. “Teremos que periodicamente dedicar máquinas e caminhões para este tipo de trabalho, sempre monitorando o comportamento desses córregos e quando necessário intervindo com a dragagem”, disse Neto.

No caso do Urutago, a dragagem atende uma solicitação feita ainda em março pelo vereador José Adams Brizola, que alega que ”o assoreamento do córrego vinha trazendo transtornos para as famílias ribeirinhas pela falta de escoamento da água quando das enxurradas”. Uma escavadeira com um braço adaptado que chega a 13 metros retira do córrego a lama e dejetos, que são carregados em quatro caminhões e descartados.

O serviço de dragagem melhora a fluidez da água em chuvas fortes, evitando o represamento da água e, consequentemente, inundações em ruas e residências. O serviço também deverá ser feito na parte do córrego que passa pelo Parque de Exposições.

O Debetran está trabalhando na orientação do trânsito na União da Vitória devido ao tráfego e manobras dos caminhões que trabalham na dragagem.