Upa se consolida em atendimentos de emergência

8 de março de 2019

A Unidade de Pronto Atendimento de Francisco Beltrão (Upa 24 Horas) recebeu investimentos de R$ 600 mil para aprimorar os atendimentos de emergência de pacientes em estado grave. Houve a aquisição de respiradores pulmonares, camas elétricas que proporcionam mais conforto e segurança aos pacientes e atendentes, monitores multiparamétricos (principal equipamento utilizado entre os profissionais de saúde para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde dos pacientes em situação de maior gravidade)  e outros materiais.

“São equipamentos adquiridos pela administração municipal para dar melhores  condições de atender  ocorrências de urgência e de emergência, inclusive facilitando o encaminhamento de pacientes atendidos pelas equipes do Samu”, explica a secretária de Saúde do município, Aline Biezus. Além de pacientes de Francisco Beltrão, a Upa recebe pessoas de outros sete municípios da microrregião.

Aline também destaca que além dos investimentos em equipamentos, os mais de 120 servidores da unidade são constantemente qualificados para o aprimoramento e humanização do atendimento. “A Upa recebe mais de oito mil pacientes ao mês e se constitui em uma das maiores estruturas de saúde da nossa região. Hoje nos tornamos referência em atendimento de pacientes com problemas de maior gravidade”, comenta a secretária. No local também são realizados exames laboratoriais e raio X.

Ela também lembra de outra importante conquista, obtida pela administração municipal em 2017, no primeiro ano da atual gestão. A Upa, que era “habilitada” pelo Ministério da Saúde, foi “qualificada” pelo Governo Federal. Isso garante o aumento do aporte financeiro repassado mensalmente. “Com mais recursos conseguimos investir mais e garantir um atendimento ainda melhor para a nossa população”, conclui a secretária.