TÉCNICOS AVALIAM COLHEITA DA SOJA

28 de fevereiro de 2018

Mesmo com os avanços obtidos pelas indústrias de máquinas agrícolas, a colheita mecanizada das lavouras de soja e milho ainda apresenta desperdícios de grãos. De acordo com padrões internacionais, a tolerância de perdas é de até uma saca (60kg) por hectare para soja e duas para o milho  Acima disso é considerado desperdício. Com o objetivo de reduzir o desperdício do produto final e aumentar a lucratividade, técnicos da prefeitura de Francisco Beltrão e da Emater estão realizando um programa de redução de perdas na colheita.

O trabalhado abrange um número de propriedades do interior do município, o que possibilita estimar a média de perdas de grão da safra 2017/2018 em Francisco Beltrão. Segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Agropecuária da  prefeitura, Aljian Alban, a avaliação possibilita identificar as prováveis falhas na operação da colheita.

“Os produtores recebem orientação de como regular as máquinas agrícolas para diminuir o material desperdiçado. Cada propriedade apresenta suas peculiaridades no que se refere ao relevo da lavoura, maquinário utilizado para a colheita e cultivar implantada”, completa Aljian.