Setor Psicopedagógico avalia alunos

19 de junho de 2017

000_0641

A dificuldade de aprendizagem está relacionada com causas educativas e necessita de uma investigação profunda, que auxiliará na averiguação da origem das dificuldades em questão. A fim de obter progresso intelectual, as crianças devem não apenas estar prontas e ser capazes de aprender, mas também ter oportunidades apropriadas de aprendizagem.

Na Secretaria Municipal de Educação funciona o Setor Psicopedagógico, realiza o processo de Avaliação Psicoeducacional de alunos encaminhados pelas escolas do município. Segundo a Secretária de Educação, Rosa Fiorentin Vandresen, neste ano está sendo atendida uma demanda significativa de crianças encaminhadas para este tipo de avalição. Até o momento foram avaliadas 188 crianças. No setor fonoaudiológico estão sendo atendidos 47 alunos semanalmente com cronograma de horários. “O atendimento acontece até que a criança venha a sanar as dificuldades que apresenta. Temos ainda uma lista de espera com 12 alunos no aguardo para atendimento efetivo”, explica Rosa.

Além das avaliações psicoeducacionais, o Setor Psicopedagógico também organiza as formações das salas de recursos multifuncionais, realiza orientações de apoio com professores, coordenadores e familiares. Participa ainda de encontros, reuniões e conversas com as secretarias municipal e estadual de Educação, assim como visitas às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), para orientação das salas de atendimentos, alunos e professores.

O Setor Psicopedagógico conta hoje com uma psicopedagoga, uma professora de educação especial, uma psicóloga com 20 horas e igualmente, uma fonoaudiólogas com 20 horas semanais, que integram o quadro de profissionais no local.