Semáforos começam a funcionar na terça-feira em três cruzamentos

7 de maio de 2014

Da assessoria

Eduardo Scirea, Irineu Flach, Guilherme Seifert, Rudi Czerniaski e Silmara Brambilla em um dos cruzamentos que recebeu semáforo: equipamentos começam a funcionar em outros dois pontos na terça-feira

Eduardo Scirea, Irineu Flach, Guilherme Seifert, Rudi Czerniaski e Silmara Brambilla em um dos cruzamentos que recebeu semáforo: equipamentos começam a funcionar em outros dois pontos na terça-feira

Em alerta, os semáforos instalados em três cruzamentos da cidade preparam motoristas e pedestres para seu pleno funcionamento a partir da próxima terça-feira, dia 13. Os equipamentos foram instalados ainda na semana passada e estão recebendo a programação dos chamados tempos de abertura para cada sentido, além da sinalização e obras complementares nas vias.

Um dos pontos que terá semáforo é a esquina da avenida General Osório com a Parigot de Souza, próximo a  Cresol Baser, local de difícil acesso para quem não trafega pela avenida. Os outros cruzamentos que passam a ser ordenados pelo semáforo são na Antonio Carneiro Neto com a Florianópolis – acima da ponte do São Miguel – e com a Porto Alegre – onde será retirada a rotatória.

A necessidade de ordenação do trânsito nestes locais foi levantada pela Secretaria de Planejamento e Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e analisada pela Lahsa, empresa que presta assessoria de trânsito para a Prefeitura. “Nestes cruzamentos foram feitas avaliações in loco, levantamentos estatísticos e optamos pelo semáforo, que é a melhor opção porque dá fluidez e segurança a condutores e pedestres”, explica Rudimar Czerniaski, diretor do Debetran.

A Lahsa apurou a quantidade média de veículos que passam por estes cruzamentos durante todo o dia e os resultados surpreenderam. Na esquina das ruas Antonio Carneiro Neto com a Florianópolis, por exemplo, passaram uma média de 962 veículos por hora, quase o mesmo que o registrado na Porto Alegre (975 veículos/hora) e na esquina da Cresol (1.200 veículos/hora).

Outro ponto que receberá um novo conjunto semafórico é o cruzamento da rua Guanabara com a avenida União da Vitória, onde apenas haverá substituição do antigo equipamento.

 




Pular para o conteúdo