Secretaria expõe estratégia de programa a laticínios

19 de agosto de 2013

Encontro de representantes das empresas com a Secretaria aconteceu na Câmara de Vereadores

Representantes de empresas de laticínios da região participaram nesta segunda-feira de reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Rural para conhecer o funcionamento da nova metodologia do Programa Municipal de Combate a Brucelose e Tuberculose. Em prática desde o mês passado, o programa pretende examinar todo o rebanho bovino do município, composto por 55 mil cabeças de gado.

O médico veterinário Nelcir Basso explicou que a estratégia do programa é cobrir todo o interior, visando, futuramente, garantir a certificação de município livre da brucelose e tuberculose. “São 16 veterinários que vão de propriedade em propriedade examinando todo o rebanho bovino”, explicou. Esta é a principal mudança ocorrida no programa neste ano, que até então abrangia cerca de 10% do gado.

A metade do valor dos exames é subsidiada pela Prefeitura, que está investindo mais de R$500 mil no programa. O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Justino Rafagnin, destacou que a tuberculose e a brucelose são zoonoses, doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, e que também dizem respeito á saúde pública e não somente a sanidade animal e qualidade da produção leiteira.