Vacinação contra a gripe atinge 84% da meta em Beltrão

21 de maio de 2019

No dia 31 de maio, sexta-feira da próxima semana, será encerrada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Nesta terça-feira (21) a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão divulgou um balanço da campanha. Dos 25 mil beltronenses que pertencem aos grupos beneficiados, 21 mil foram imunizados, índice de 84% da meta.

De acordo com Katia Schmidt, da equipe de coordenação, a melhor  cobertura até agora é do grupo de mulheres até 45 dias após o parto, com 99% da meta. Os índices mais baixos são das pessoas com doenças crônicas, 56%, e dos professores, com 57%. Inclusive a secretaria está enviando ofício às escolas municipais na tentativa de mobilizar os professores para que tomem a vacina.

Os índices obtidos até o momento são:

– mulheres até 45 dias após o parto – 99%

–  trabalhadores em saúde – 89%

– gestantes – 82%

– crianças – 78%

– professores – 57%

– portadores de doenças crônicas – 56%

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível em todos os postos de saúde da cidade e interior do município. É considerada a melhor forma de prevenção da doença, que pode matar. A vacina protege contra 3 tipos de vírus, o Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B.

Tem direito a vacina gratuitamente crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e indígenas.

A secretaria informa que neste ano foram confirmados oficialmente 4 casos de gripe em Francisco Beltrão. Todos os pacientes já foram tratados e se recuperaram. São três adultos e uma criança. Nenhum deles pertence aos grupos beneficiados com a vacina e também não tinham sido vacinados em clínicas particulares. Como o vírus está circulando em nossa região, a vacinação é considerada de fundamental importância.