Vacina contra a gripe termina em poucas horas

24 de março de 2020

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Francisco Beltrão informa que a primeira remessa de doses de vacina contra a gripe enviada pela secretaria estadual de Saúde se esgotou em poucas horas. A vacinação começou nesta segunda-feira (23). O município recebeu 4.400 doses e todas foram aplicadas no primeiro dia.

De acordo com o secretário Manoel Brezolin, historicamente essa quantidade era suficiente para uma semana de vacinação, mas a procura foi muito acima da média histórica. Ele explica que as remessas são feitas por etapa pelo Governo do Estado. A expectativa é que nesta semana mais uma remessa seja enviada.

“No momento não temos a vacina e assim que recebermos mais doses faremos uma ampla divulgação. Pedimos que os idosos só procurem as unidades de saúde quando a vacina for disponibilizada novamente”, informa o secretário. Neste início de campanha, além dos idosos a partir dos 60 anos, também serão imunizados os profissionais de saúde. O secretário lembra que a falta da vacina está ocorrendo em todo o Paraná.

Vacinação em crianças está suspensa

A secretaria de Estado da Saúde também suspendeu em todos os municípios do Paraná a vacinação de rotina para as crianças do Calendário Nacional de Vacinação. A medida foi adotada como forma de prevenção do coronavírus. A medida é temporária e assim que a situação for normalizada será retomada de forma normal nas unidades de saúde. A secretaria pede a compreensão dos pais, pois a medida visa evitar o contágio do coronavírus nas crianças paranaenses.