Saúde realiza testes de Hepatites no Calçadão de Beltrão

24 de julho de 2019

Neste sábado, dia 27 de julho, no Calçadão de Francisco Beltrão, será realizada uma campanha na área de saúde. Serão oferecidos gratuitamente testes para detecção das hepatites B e C, Sífilis e HIV. Será durante toda a manhã, das 08h00 às 12h00. A meta é beneficiar centenas de pessoas. Esta ação é realizada todos os anos visto que em 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, doença infeciosa que se aloja especialmente no fígado, causada por um vírus.

A campanha é realizada pela administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com os clubes de Rotary Integração, Marrecas e Novas Gerações. Também envolverá o Departamento Municipal de Vigilância, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Estarão à disposição da comunidade profissionais médicos, psicólogos e uma equipe de enfermagem. Se o teste confirmar a doença, a pessoa será encaminhamento para atendimento e tratamento na rede pública municipal de saúde.

Além da realização dos testes, também será feito o trabalho de orientação sobre a prevenção e os cuidados com as doenças, pois o tratamento na fase precoce é de fundamental importância para evitar complicações mais graves. No caso das hepatites algumas medidas simples podem evitar a doença, dentre elas lavar bem as mãos, ingerir somente água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes do consumo, evitar contato com sangue, não compartilhar agulhas ou seringas, exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários e salões de beleza.