Saúde fortalece o Planejamento Familiar

5 de julho de 2018

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão distribuiu kits de saúde reprodutiva para equipes de saúde da família. O material será utilizado para fortalecer as ações de planejamento familiar e educação sexual junto a população, principalmente focando a prevenção da gravidez na adolescência.

Conforme a coordenadora da Atenção Primária da secretaria, Cristina Knach Da Cas, um dos objetivos do planejamento familiar é o entendimento referente ao correto uso dos métodos contraceptivos. “Para acessar o Programa de Planejamento Familiar a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima, que possui profissionais médicos e enfermeiros disponíveis para a consulta, orientações e indicação do melhor método”, explica Cristina.

Segundo ela, esse planejamento pode ser entendido como um conjunto de ações capazes de auxiliar as pessoas que desejam ter filhos e também as que preferem adiar o crescimento familiar, permitindo assim, uma organização do casal quanto ao número de filhos e qualidade de vida. A dispensação dos métodos é realizada pelas seis farmácias municipais localizadas nos bairros São Miguel, Alvorada, Industrial, Cango, Padre Ulrico e Cidade Norte.

Dentre os itens disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão osa contraceptivos hormonais orais (pílulas), contraceptivos hormonais injetáveis de aplicação mensal ou trimestral, preservativo feminino, preservativo masculino e o Dispositivo Intrauterino (DIU). Para inserção e acompanhamento das mulheres que tem a indicação de DIU, o Instituto da Mulher, situado no bairro da Cango, é unidade de referência, mediante agendamento na própria unidade.

Cristina comenta que os procedimentos de laqueadura e vasectomia estão disponíveis para os interessados em realizar um método definitivo. Para ter acesso aos procedimentos é necessário participar de palestra ministrada por equipe médica e de enfermagem para esclarecimentos de dúvidas e análise dos casos para verificar se atendem a legislação vigente.

Os encontros são realizados mensalmente, na última quinta-feira do mês, no auditório do Centro de Saúde da Cango, com início às 12h45. Para fazer a laqueadura ou a vasectomia é necessário apresentar certidão de nascimento dos filhos, comprovante de renda atualizado ou caso não possua pode apresentar o CadÚnico, comprovante de residência e documentos pessoais.