Saúde apoia Núcleo de Diabéticos

21 de agosto de 2017

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão vai intensificar a parceria com o Núcleo de Diabéticos do município, um grupo que realiza trabalho voluntário há dez anos e pretende ampliar a atuação de prevenção e orientação sobre a doença. Nesta segunda-feira (21) a secretária de Saúde Aline Biezus se reuniu com Gislene Titon e Mariana Viana Liz, integrantes da coordenação do grupo, para tratar de ações conjuntas e do apoio do município para as iniciativas.

“As pessoas com diabetes recebem toda a atenção da estrutura de saúde do município e o apoio deste núcleo aprimora ainda mais as ações preventivas, de orientação e do tratamento adequado”, comenta Aline. Atualmente cerca de 50 pessoas participam do núcleo, desde crianças até idosos. Gislene e Mariana informam que a partir de outubro os encontros passarão a ser mensais.

As reuniões são realizadas na primeira terça-feira do mês, a partir das 19h30, em uma sala da Escola Municipal Bom Pastor, no bairro Luther King. Em cada encontro um profissional de uma área diferente repassa orientações e esclarece dúvidas. Em outubro, por exemplo, o tema a ser tratado será a “a influência do estresse no diabético”.

“Nesta parceria com a prefeitura vamos incrementar as campanhas, principalmente sobre a prevenção ao diabetes, e certamente teremos um maior apoio para auxiliar no tratamento das pessoas”, comenta Gislene. Segundo ela,  “é importante que haja a consciência de que o diabetes não é somente uma doença de adultos, já que muitas crianças também são acometidas e, às vezes, a família nem percebe”.

Mariana explica que participando das atividades do grupo as pessoas recebem todos os esclarecimentos sobre a doença, maneiras de tratamento,  orientações nutricionais e outras iniciativas para que possam levar uma vida saudável e da maneira mais normal possível. Outro foco é envolver as famílias  para que auxiliem no tratamento, controle da alimentação e outras iniciativas.

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes aumentou 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. O Brasil é o 5º país no mundo em termos de pessoas com a doença. Atualmente são 14 milhões de brasileiros com diabetes. O Dia do Diabético é 14 de novembro. Durante aquele mês deverá ser realizado um encontro mais amplo para debater o problema. O tema da ação será “experiências e desafios no campo da saúde do diabético”.

Centros Multidisciplinares

Está tramitando no Senado Federal o Projeto de Lei 225/2017, de autoria do Senador Ronaldo Caiado, que prevê a obrigatoriedade de implantação em todo o país dos Centros Multidisciplinares de Atendimento a Diabéticos, com enfoque principal na prevenção. O objetivo é criar um suporte com maior eficiência, composto de especialistas de várias áreas, oferecendo um atendimento mais efetivo para prevenção e minimização das complicações decorrentes do diabetes. A partir da aprovação do projeto, o núcleo vai lutar para que uma unidade seja instalada em Francisco Beltrão.

Interessados em conhecer melhor e participar dos trabalhos do núcleo podem manter contato com Gislene Titon (98400-97-70) ou Mariana Viana Liz (98822-95-21).

Foto – IMG_4059Secretária Aline com Gislene e Mariana do Núcleo de Diabéticos




Pular para o conteúdo