Saúde aplica Fumacê

5 de março de 2018

Nesta quarta-feira, dia 07, o setor de endemias da secretaria municipal de saúde de Francisco Beltrão realiza “fumacê pesado” em 42 quarteirões no entorno do Parque de Exposições Jayme Canet Junior. O procedimento preventivo será realizado em ruas dos bairros Vila Nova, Miniguaçu e Luther King. O objetivo é combater o  mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias do município, a ação tem parceria com a secretaria estadual de Saúde, por meio da 8ª Regional. Um veículo adaptado para o procedimento será deslocado de Curitiba para esta operação preventiva em Beltrão. Ela explica que a medida está sendo adotada em função do alto índice de infestação de larvas do aedes na cidade e devido a realização da Expobel, que reunirá milhares de pessoas.

A aplicação será realizada das 05h00 às 10h00 e das 17h00 às 21h00. Para os moradores são repassadas as seguintes recomendações: abrir portas e janelas para entrada do inseticida; cobrir as gaiolas dos pássaros; logo após a passagem do carro fumacê trocar a água dos bebedouros dos animais; lavar frutas e verduras que possam ter entrado em contato com o inseticida.

Na região em que será utilizado o fumacê pesado o índice de infestação chegou recentemente a 8%, considerado altíssimo. Atualmente está em 4,5%, ainda acima do máximo tolerável. Tania explica que neste ano não foi registrado nenhum caso de dengue, zica ou chikungunya em Beltrão, mas a preocupação é grande devido aos índices altos de infestação. “Precisamos da colaboração de toda a comunidade para evitar que a proliferação do mosquito continue”, alerta a coordenadora.