Radioterapia no Ceonc

18 de setembro de 2017

Nesta segunda-feira (18) lideranças de Francisco Beltrão e da região se reuniram em Curitiba com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da implantação do serviço de radioterapia no Ceonc (Centro de Oncologia- Hospital do Câncer) de Francisco Beltrão. Cintia Ramos, diretora da 8ª Regional de Saúde, explica que são duas frentes de negociação.

“É preciso equacionar algumas situações financeiras, especialmente o repasse de recursos por parte do Governo Federal para a manutenção dos serviços atuais disponibilizados no Ceonc. A outra meta, que também é prioridade, é viabilizar a prestação do serviço de radioterapia”, explica Cintia.

A secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Aline BIezus, lembra que em janeiro de 2013 o hospital foi habilitado pelo ministério, mas não vem recebendo o aporte financeiro a que tem direito do Governo Federal. Para tanto é preciso alterar o porte do hospital, possibilitando que receba os valores a que tem direito dentro dos procedimentos de oncologia. Este processo está tramitando desde a habilitação. O hospital pleiteia repasse mensal de R$ 470 mil para os procedimentos que realiza, já que hoje o teto financeiro é limitado.

Equacionada esta questão, será possível prosseguir com o processo de credenciamento do serviço de radioterapia. Elas também informaram que o ministro foi receptivo aos pleitos, mas lembrou das dificuldades financeiras que afeta o ministério. Porém, Ricardo Barros garantiu que até o final do ano terá um posicionamento sobre a solução para os pleitos.

O prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, também está empenhado na resolução destes problemas, principalmente para evitar que pacientes do município continuem se deslocando para outras regiões para ter acesso ao tratamento. “Acionamos a nossa força política, através dos deputados Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa, e Wilmar Reichembach, para que intercedam junto ao Governo do Estado e Ministério da Saúde para que o pleito seja atendido o mais breve possível”, relata Cleber.

Além da Aline e Cintia, participaram do encontro os prefeitos Helton Pfeifer (Salgado Filho) coordenador da Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste, e Cezar Bueno (Bom Sucesso do Sul), presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste, Beto Arisi (Secretário Executivo da Amsop), Eloi Schlikmann (presidente do Conselho Regional de Secretários de Saúde do Sudoeste), Ivone Sponchiado (Gestora de Saúde de Santa Izabel do Oeste) e Paulo Ferri, diretor administrativo do Ceonc.

Ivone Sponchiatto, gestora de saúde de Santa Izabel do Oeste

Aline Biezus, secretária de Saúde de Francisco Beltrão