Radioterapia no Ceonc

28 de junho de 2017

Uma comitiva de lideranças de Francisco Beltrão teve importante reunião em Brasília nesta terça-feira (27) para tratar da habilitação do serviço de radioterapia no Centro de Oncologia (Ceonc). A conversa foi com técnicos da área de oncologia do ministério da Saúde. Ficou acertado que o passo seguinte será o protocolo do processo de habilitação para este serviço. Este procedimento será adotado até 12 de julho. O encaminhamento será feito diretamente ao ministro Ricardo Barros. O hospital precisará fazer algumas adequações, mas a direção já tinha conhecimento e não vê nenhum tipo de problema para cumprí-las.

Aline Biezus, secretária de Saúde, e Cintia Ramos, diretora da 8ª Regional, que participaram do encontro, informaram que agora as equipes técnicas da secretaria e da regional vão providenciar todos os documentos necessários para que seja vencida esta etapa burocrática. No mês de maio o prefeito Cleber Fontana se reuniu com a direção do hospital para tratar deste tema e a partir daí conversou com os deputados Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa, e Wilmar Reichembach para fortalecer a mobilização política. O pleito já tem o aval da secretaria estadual da Saúde.

Outro objetivo é conquistar o aporte financeiro do Governo Federal para auxiliar no pagamento dos serviços realizados pelo hospital. Hoje os gastos são bancados pela prefeitura de Beltrão e Governo do Estado. Porém, a prefeitura tem um teto de valor para repassar mensalmente. Com isso, não está conseguindo quitar integralmente e parte dos pagamentos acaba ficando pendente. A reivindicação é do repasse mensal de R$ 480 mil do Ministério da Saúde para obter o equilíbrio financeiro.

Os serviços prestados pelo Ceonc foram credenciados no Ministério em 2013, mas sem a previsão de repasse de recursos. Agora também está sendo buscado este aporte financeiro. ”O repasse do ministério é a saída para equacionar as pendências e fazer com que todos os serviços prestados sejam pagos em dia e de forma integral”, relata Cintia. Além de Aline e Cintia participaram da reunião Antonio Pedron, vice-prefeito e secretário de Planejamento, Paulo Ferri, diretor do Ceonc, Cleuza Bernardo, diretora do departamento de avaliação e auditoria do ministério, Josafá dos Santos, diretor de serviços e sistema, e Sandro Martins, coordenador da atenção especializada.